top of page
  • Dra. Vera Galvão

O que você precisa saber sobre Hipertensão

Atualizado: 17 de ago. de 2021

1. A hipertensão acontece quando a pressão arterial, após ser medida por diversas vezes, é igual ou superior a :140 por 90 mmHg.


2. A pressão arterial pode variar durante o dia. A tendência é que ela diminua quando estamos dormindo e aumente quando realizamos esforço físico.


3. Na maioria dos casos, a hipertensão não produz sintomas óbvios.


4. A hipertensão, tem várias causas: herança genética , obesidade, ingestão excessiva de sal ou de bebida alcoólica e inatividade física.


5. Ela pode e deve ser controlada. O tratamento contínuo pode evitar futuros infartos do coração, derrames e paralisação dos rins. Ele deve ser feito através de remédios controladores da pressão e hábitos saudáveis (diminuir a quantidade de sal na alimentação, bebidas alcoólicas, controlar o peso, fazer exercícios físicos, evitar o fumo e controlar o estresse).


6. Existem pessoas que só têm pressão alta quando esta é medida em consultório médico, é a chamada síndrome do avental branco. Para saber se existe esse tipo de hipertensão, o médico pode solicitar adotar a monitorização ambulatorial, que mede a pressão durante 24 horas com aparelho automático.


7. O sal pode interferir no aumento da pressão arterial, já que ele faz o corpo reter mais líquidos. Quem tem pressão alta deve ficar atento, também, a alimentos ricos em sódio, como os refrigerantes “zero açúcar”, além de conservas (picles, azeitona, maionese e ervilha), alimentos embutidos (salsicha, mortadela, linguiça, presunto, salame e paio), carnes salgadas (bacalhau, charque, carne-seca e defumados) queijos em geral, dando preferência a queijo branco ou ricota sem sal.


8. A prática de exercícios físicos ajuda a baixar a pressão. O exercício físico adequado não apresenta efeitos colaterais e traz vários benefícios para a saúde, tais como ajudar a controlar o peso e a pressão arterial, diminuir as taxas de gordura e açúcar no sangue, elevar o “bom colesterol”, diminuir a tensão emocional e aumentar a autoestima. De qualquer maneira, deve-se sempre seguir orientação médica na hora de praticar exercícios físicos.




10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page